Alepe prorroga até 2029 prazo para proibição de entrada de carros a combustão em Fernando de Noronha
24/09/2025
(Foto: Reprodução) Noronha recebeu o primeiro bugue elétrico do Brasil no ano passado
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, na terça-feira (23), a mudança da lei que proíbe a entrada de veículos a combustão em Fernando de Noronha. O novo prazo definido é 10 de agosto de 2029.
O prazo foi estabelecido em consenso entre os deputados estaduais Waldemar Borges (MDB), que defendia 2028, e Débora Almeida (PSDB), que sugeria 2030.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo parecer da Comissão de Constituição e Legislação (CCLJ), a decisão leva em conta a viabilidade econômica e tecnológica da troca da frota, além do compromisso com a preservação ambiental.
A lei que proíbe veículos a gasolina e diesel em Noronha foi aprovada em janeiro de 2020. O prazo original era agosto de 2022, mas já foi adiado duas vezes: primeiro para 2023 e depois para 10 de agosto de 2025.
Lei em vigor
Mesmo com a confirmação da Alepe ocorrendo mais de um mês após o fim do prazo anterior, a Administração de Noronha não barrou a entrada de veículos a gasolina ou diesel.
Em agosto, o governo local anunciou que prorrogaria o prazo até 2030, alegando falta de desenvolvimento tecnológico para garantir energia limpa suficiente na ilha.
O g1 procurou a Administração da Ilha para saber se o prazo oficial será 2029 ou 2030, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.
De acordo com o governo local, Fernando de Noronha conta hoje com 147 veículos elétricos.
Em setembro de 2024, chegou à ilha o primeiro bugue 100% elétrico fabricado no Brasil (veja vídeo abaixo).
Fernando de Noronha recebe primeiro bugue elétrico do Brasil
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias