Fernando de Noronha reforça saúde e quer reduzir em 70% os tratamentos fora da ilha
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Noronha reforça saúde e quer reduzir em 70% os tratamentos fora da ilha
A Administração de Fernando de Noronha anunciou, nesta sexta-feira (20), que vai ampliar, a partir de março, o atendimento médico na ilha. A medida prevê o aumento na visita de especialistas para reduzir em até 70% os Tratamentos Fora de Domicílio (TFD), quando o paciente precisa viajar para receber atendimento.
Em 2025, foram realizados 1.180 Tratamentos Fora de Domicílio. O novo ambulatório do Hospital São Lucas abriu espaço para ampliação de consultas (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Novo ambulatório do Hospital São Lucas vai possibilitar ampliação do atendimento em Noronha
Weidson Carlos/ADFN
A gestora de Média Complexidade da Superintendência de Saúde, Juliana Zaidan, falou que o trabalho faz parte do processo de redução dos TFDs.
“O número tratamento no continente já havia sido reduzido no ano passado com mutirões de especialistas, como a parceria com a Fundação Altino Ventura. Este ano queremos diminuir os TFDs em 70%”, afirmou.
Com os atendimentos na ilha, o governo local quer cortar custos com viagens ao Recife e evitar que moradores precisem sair de Noronha para buscar tratamento.
Um levantamento do Hospital São Lucas pontou que as maiores demandas são nas áreas de oftalmologia, ortopedia e cardiologia. Atualmente, Fernando de Noronha não conta com médicos residentes nessas especialidades.
O diretor da Superintendência de Saúde, Orlando Neto, explicou como será a ampliação das visitas de especialistas a partir de março.
“Teremos, no mínimo, dois especialistas por mês na ilha. Vamos começar com oftalmologistas e ortopedistas, que são prioridade. Também traremos urologistas e médicos vasculares, entre outros profissionais”, afirmou Orlando Neto.
Ambulatório
A ampliação do atendimento será possível após a inauguração do novo ambulatório do Hospital São Lucas, que ocorreu no dia 11 de fevereiro.
De acordo com a Administração da Ilha, o espaço recebeu investimento de R$ 2 milhões em obras e equipamentos.
O ambulatório passou a oferecer exames de ultrassonografia obstétrica, morfológica e transvaginal. Os serviços ampliam o cuidado com a saúde da mulher e garantem mais acompanhamento durante a gestação.
Também são realizados atendimentos em ginecologia, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento. O novo espaço ainda conta com serviços de odontologia.
O ambulatório tem cinco consultórios. Com isso, o Hospital São Lucas ficará mais voltado para casos de urgência e emergência.
A diretora do Hospital São Lucas, Maria Tereza Pinheiro, explicou que o paciente passará primeiro pela triagem no Posto de Saúde da Família (PSF). Depois, será encaminhado ao especialista, se necessário.
“Além dos encaminhamentos, também atenderemos pacientes por demanda espontânea”, afirmou a diretora.
O Hospital São Lucas conta com quatro médicos que atuam em regime de diarista e plantão.
Segundo o governo, ao todo, Fernando de Noronha tem nove médicos que atendem no hospital, no PSF e no novo ambulatório.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
O novo ambulatório do Hospital Sãpsabriu espaço para ampliação de consultas na ilha (