Fundação Altino Ventura realiza atendimentos oftalmológicos gratuitos em Fernando de Noronha
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Estudantes de Fernando de Noronha recebem doação de óculos de sol
A Fundação Altino Ventura realiza nesta semana atendimentos oftalmológicos gratuitos em Fernando de Noronha. As consultas começaram na segunda-feira (27) e seguem até sexta (31), no Hospital São Lucas. Além dos exames, os moradores vão receber doações de óculos de grau e de sol (veja vídeo acima).
A ação é feita em parceria com a Administração da Ilha. O hospital local não conta com oftalmologistas nem equipamentos especializados, que foram transportados para a Noronha para o trabalho.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo os organizadores, o Projeto Visão em Rede (VER) une saúde ocular, tecnologia e inteligência artificial para ampliar o acesso da população a diagnósticos e tratamentos oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Além do exame oftalmológico completo, estamos prescrevendo óculos de grau. Também vamos entregar óculos de sol com proteção ultravioleta (UV), doados pela Receita Federal e pela Fundação OneSight”, afirmou a presidente da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura.
A diretora do Hospital São Lucas, Maria Tereza Pinheiro, destacou que a ação vai beneficiar pacientes que precisavam viajar ao continente para realizar consultas e exames.
“Nós tínhamos 84 pacientes que fariam Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Todos serão atendidos, além dos estudantes, profissionais da educação e pessoas que trabalham expostas ao sol. Esse é um cuidado que nossa comunidade merece”, declarou.
Exames são realizados no Hospital São Lucas
Ana Clara Marinho/TV Globo
Pesquisa e prevenção
Um levantamento da Fundação Altino Ventura, realizado em 2024, apontou que 46% dos entrevistados em Noronha têm problemas de visão causados pela exposição ao sol.
“Os pacientes da ilha apresentam mais casos de doenças relacionadas à radiação solar. O uso de óculos com proteção UV é essencial para evitar problemas como catarata e pterígio, que podem causar danos progressivos à visão”, explicou Liana Ventura.
O servidor público e agricultor Walfredo Morais foi um dos atendidos. Ele trabalha sob o sol e relatou o problema que enfrenta.
“Tenho carnosidade no olho, já fiz cirurgia, mas voltou. O médico disse que preciso usar óculos, porque em Noronha o sol e o sal são fortes”, contou.
O condutor de visitantes Gilglauco Silva também procurou atendimento. “Trabalho exposto ao sol e percebi que minha vista está cansada. Essa é uma oportunidade importante de fazer os exames aqui na ilha”, disse.
Estudantes
Estudantes da ilha também participaram da ação e receberam óculos de sol. “Escolhi um modelo bonito, que combina comigo. Gosto de usar óculos porque meus olhos são sensíveis”, contou a estudante Alice Pestana
Luna Silva também aprovou a iniciativa. “Uso óculos de sol para proteger os olhos na praia. Gostei muito de ganhar e ainda pude escolher o modelo, fiquei mais estilosa”, disse estudante.
Estudantes receberam óculos de sol
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias