Médico do SUS cria plataforma para atender pacientes que têm dificuldade de leitura
23/09/2025
(Foto: Reprodução) No consultório do doutor Lucas Cardim, que fica no posto de saúde da comunidade do Perímetro Irrigado Bebedouro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a comunicação vem fazendo diferença no tratamento dos pacientes. O médico desenvolveu uma plataforma na qual as receitas saem até com desenhos explicativos. A aposta em uma comunicação plena vem rendendo mais saúde para os pacientes.
“A plataforma utiliza desenhos, ícones, QR code com vídeos. A ideia é a gente conseguir abranger a maior quantidade de pacientes, que sejam pacientes não letrados, que sejam pacientes com baixa visão, pacientes com surdez. Cada paciente é um mundo. Então, a gente tenta ofertar condições que o paciente compreenda o tratamento e possa, além de compreender o tratamento, executá-lo de forma correta”, explica o médico.
A plataforma é abrangente. Além das receitas detalhadas e explicativas com recursos gráficos, desenhos e texto, prevê até em que farmácias o remédio prescrito está disponível gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular, do governo federal. Adesivos para as caixas e cartelas de medicamentos que incluem um recado carinhoso para o farmacêutico. E também contempla uma parte educativa para o próprio médico.
Modelo de receita com desenhos, ícones e QR code com vídeos para facilitar a compreensão do paciente sobre o tratamento, criada pelo médico
Reprodução
Dona Maria Gomes sofria com um quadro de infecção fúngica no ouvido que provocava coceira e infecção na garganta. A trabalhadora rural ainda acumulava uma dor no ombro que ameaçava o emprego nas plantações de uva. A compreensão do diagnóstico e do tratamento, ajudou a paciente a evitar idas à emergência.
“Eu achei mais fácil de entender. Aprendi a lidar com a medicação, a quantidade, porque vem tudo desenhadinho, como eu uso, o que eu tenho. Aí, foi mais fácil para mim de que as outras receitas que eu já tinha recebido”, diz dona Maria.
Lucas Cardim, médico do SUS, trabalha em Petrolina
Reprodução / TV Grande Rio
Jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi trabalhando para o Unicef que Lucas descobriu a medicina da família e comunidade. Largou as pautas e fez medicina na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.
“Fico muito satisfeito em trabalhar em um sistema que promove a inclusão. A integralidade do cuidado com o paciente. O SUS tem muitos desafios, né? Quando eu trabalhava como jornalista por fora do sistema, eu percebi esses desafios e decidi fazer medicina. E acho que o sistema de saúde tem muitas potências, muitas qualidades”.
O médico explica que foi a experiência no jornalismo que trouxe a clareza de que uma comunicação bem-sucedida com o paciente seria fundamental para o sucesso do tratamento. As receitas são impressas a partir da plataforma ‘Cuidado Para Todos’, que prevê até o tratamento de água para quem não tem acesso à água potável.
O programa ‘Cuidado para Todos’ é resultado de um trabalho desenvolvido durante a residência médica de doutor Lucas Cardim em medicina da família e da comunidade. A pesquisa virou plataforma, financiada pelo médico, que permite um atendimento completo e individualizado e está disponível gratuitamente para todos os profissionais de saúde.
“O município de Petrolina está pensando em expandir isso para outras áreas rurais, aí a gente vai ter a expansão desse cuidado com os não-letrados, com pacientes que às vezes sabem ler e escrever, mas também tem dificuldade de compreender tratamentos mais complexos. Então, isso ajuda muito a gente pensar que isso talvez possa ser expandido para outras cidades, outras localidades, para a gente poder dar saúde e dignidade para todos os pacientes”, diz o médico.
35 anos do SUS: veja os avanços com oferta de tratamentos modernos realizados em Petrolina
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE