Menor cidade do Grande Recife, Araçoiaba lança moeda social 'Caiana' para estimular comércio local
23/09/2025
(Foto: Reprodução) Araçoiaba cria moeda social Caiana para estimular economia local
Menor cidade do Grande Recife, com pouco mais de 19 mil habitantes, Araçoiaba passou a contar com uma moeda própria. Com circulação exclusiva no município, a Caiana tem o mesmo valor do real e já é aceita em quatro estabelecimentos comerciais.
A iniciativa busca fortalecer a economia local e facilitar o acesso a produtos e serviços na cidade, que não possui agência bancária e conta com apenas um caixa eletrônico de um único banco (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Muitos moradores acabam sacando e gastando o dinheiro em cidades vizinhas, como Igarassu, também no Grande Recife, e Carpina, na Zona da Mata Norte. A moeda social foi criada para tentar reter esses valores na cidade.
“Por ser uma cidade pequena, por ter vários empregadores, por ter essa evasão de dinheiro para as cidades vizinhas, que a gente chama de economia do balde furado. A gente fez entrevistas com os comerciantes, com os moradores, para entender esse contexto e que fazia muito sentido a proposta de uma moeda local ser instalada aqui”, explicou Vitor Hazin, fundador da moeda Caiana.
O nome "Caiana" faz referência à região, conhecida pela plantação de cana-de-açúcar. A troca do real pela moeda local pode ser feita no Banco de Araçoiaba, uma associação sem fins lucrativos. As cédulas são de 1, 2, 5, 10 e 20 Caianas.
A iniciativa faz parte do programa "Desafios.Gov", uma parceria entre a Fundação de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado (Secti). Araçoiaba é o primeiro de Pernambuco a receber esse projeto.
A impressão é feita em uma gráfica especializada em papel-moeda, localizada em São Paulo, que também produz para outras cidades de Minas Gerais. Os estabelecimentos contam com equipamentos para verificar a autenticidade das notas, que possuem marca d’água com a palavra “Original”.
O comerciante José de Amorim, dono da farmácia, aderiu ao programa e oferece entre 8% e 13% de desconto para quem paga com Caiana.
“Esse desconto eu não dou em real, só dou em Caiana. Se você chegar aqui com a Caiana, a gente vai dar, no mínimo, 8%. Pode comprar R$ 1 com Caiana, vai receber o desconto de 8%. Eu vou fazer de tudo para esse projeto dar certo aqui na cidade”, afirmou.
Segundo o diretor de inovação da Secti, César Andrade, a moeda traz benefícios para quem tem menos acesso à tecnologia.
“Ela permite que as pessoas possam ter uma circulação própria de moedas em formato físico para aquelas pessoas que às vezes têm dificuldade em usar o PIX, às vezes têm menor acesso a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação. Faz com que essa população utilize os recursos que recebem dentro da sua própria cidade, tendo um processo de mobilização econômica e de fortalecimento da economia local”, disse.
A costureira Flávia de Moura usou a moeda pela primeira vez nesta segunda-feira (22), em uma farmácia no centro da cidade. “Foi bom que eu consegui rapidinho. Vim comprar aqui na farmácia, tive um bom desconto. Já vou saindo com meu medicamento”, contou.
Moeda Capiba
Em 2024, a cidade do Recife também criou uma moeda social. Diferentemente da Caiana, que tem o mesmo valor do real e pode ser usada em compras no comércio de Araçoiaba, a Capiba funciona como uma moeda digital voltada para a troca por prêmios e benefícios.
No Recife, o incentivo foi direcionado para engajar moradores em ações sociais, ambientais e de saúde, como a participação em aulas das Academias Recife e do Cross Recife, acumulando moedas.
Moeda Caiana, criada para circular no município de Araçoiaba
Mariana Clarissa/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias