(Foto: Reprodução) Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim, no Agreste
Reprodução/Google Street View
Uma mulher transexual foi assassinada em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, na manhã da última quinta-feira (2). O crime aconteceu dentro da residência onde a vítima morava. Segundo a Polícia Civil, ela foi morta a tiros.
Por meio de nota, a polícia informou que está investigando a morte da mulher. Um inquérito foi instaurado para apurar os fatos, identificar a autoria e motivação do crime.
“As investigações seguem em andamento”, destacou a polícia.
Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 122 pessoas trans foram assassinadas no Brasil em 2024. Desses casos, 117 eram travestis e mulheres transexuais.
De acordo com o mesmo relatório, Pernambuco aparece em quinta posição no ranking nacional, com oito mortes, mesmo número de crimes registrados na Bahia e em Mato Grosso.
Como denunciar crimes contra mulher em Pernambuco
Em Pernambuco, as denúncias de violência contra mulher podem ser feitas através do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados;
A Polícia Militar pode ser contatada pelo 190, quando o crime estiver acontecendo;
Também é possível, no Agreste, fazer denúncias pelo Disque-Denúncia, no número (81) 3719-4545;
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, através de uma ligação gratuita para o número 0800.281.9455;
Outra opção é a Ouvidoria da Mulher de Pernambuco, que funciona pelo telefone 0800.281.8187;
Os endereços e telefones das Delegacias da Mulher podem ser consultados no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Violência contra mulher: como pedir ajuda