Osvaldo Coelho: 10 anos da morte do 'Braço Forte do Sertão'
01/11/2025
(Foto: Reprodução) Morte do ex-deputado Osvaldo Coelho completa dez anos
A morte do ex-deputado Osvaldo Coelho completa dez anos neste sábado (1º). O ex-parlamentar, conhecido como "Braço Forte do Sertão" dedicou quatro décadas na defesa das demandas do Nordeste, em especial do Sertão, com ações voltadas para a irrigação, desenvolvimento sustentável e a educação da região. Ele também implementou o projeto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O empresário Silvio Medeiros, que além de genro foi amigo de Osvaldo Coelho, falou sobre o tempo que pode conviver com um dos filhos mais ilustres do sertão.
Petrolina gera oportunidade a esse sertão como um todo. Tornou-se a capital do Sertão graças a esse gigante, a esse arquiteto da nossa região chamado Osvaldo Coelho. Esse homem tinha uma visão transformadora em uma região pobre, numa região de oportunidade para todos.Ele acreditava que o maior programa social era o trabalho. E hoje , nós vemos isso aqui em Petrolina. Carros de som anunciando nos bairros que empresa tal está precisando de trabalhadores. Ele também acreditava que a educação dava oportunidades iguais a pessoas que tiveram caminhos de vida diferente. Isso quer dizer, o filho de um rico que tinha educação, seu pai poderia bancar, e o filho de um pobre que tivesse educação, os dois iam ter oportunidades iguais, porque a educação é quem transforma e quem nivela as pessoas. Ele acreditava nessas duas coisas e, por isso, ele investiu tanto na irrigação, na educação e transformou Petrolina nessa jóia do São Francisco.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
Osvaldo Coelho:
Ex-deputado Osvaldo Coelho
Reprodução/TV Grande Rio
Osvaldo de Souza Coelho nasceu em 24 de Agosto de 1931, filho de Clementino de Souza Coelho, o Coronel Quelê, e de dona Josepha, ele teve 17 irmãos. Osvaldo era advogado, mas foi a política que moveu grande parte da vida do sertanejo, foram 44 anos de dedicação. Três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, oito na Câmara dos Deputados Federais, também foi secretário da Fazenda do estado de Pernambuco.
Em 2019, a Câmara Federal homenageou o ex-parlamentar com um livro sobre seu legado político em 391 páginas.
Ex-deputado Osvaldo Coelho é declarado Patrono dos Projetos de Irrigação de Pernambuco
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE