Programação em homenagem a São Pedro começa em Fernando de Noronha
26/06/2026
(Foto: Reprodução) Programação em homenagem a São Pedro começa neste sexta (26) em Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Igreja Católica inicia nesta sexta-feira (26) a programação em homenagem a São Pedro, em Fernando de Noronha. As celebrações começam às 20h, na capela que tem o nome do santo, localizada no Porto de Santo Antônio.
As missas dos três dias que antecedem a festa do padroeiro dos pescadores formam o tríduo, tradição da Igreja Católica. As celebrações serão conduzidas pelos padres convidados Fênykis de Oliveira, Jurandir Dias e Davi Gonçalves. O pároco de Noronha, Wesley Souza, também participa da programação religiosa.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1
"É uma tradição da Igreja. O tríduo acontece nos três dias que antecedem a festa do santo. É um momento de retiro espiritual, em que um padre convidado traz uma reflexão diferente para preparar os fiéis para o dia principal da celebração", explicou o padre Wesley.
Missa de São Pedro
O ponto alto será na segunda-feira (29), dia do santo e feriado em Fernando de Noronha. A missa campal começa às 9h, em frente à capela de Santo Antônio, e será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Josival Bezerra.
Barqueata de São Pedro em Noronha teve travessia do Morro Dois Irmãos
Após a missa, os fiéis seguem em procissão até o cais do Porto de Santo Antônio. De lá, parte a tradicional barqueada, que percorre as praias até o Morro Dois Irmãos antes de retornar ao porto (veja vídeo acima).
Na volta, moradores e turistas poderão saborear de uma peixada gratuita. Os pescadores doam o peixe para a produção do almoço.
Segundo o padre Wesley Souza, a festa faz parte da identidade cultural da ilha.
"Essa é uma festa do ilhéu, da cultura local. Toda a comunidade participa. Os passeios turísticos não são realizados porque todos celebram São Pedro, que é muito querido pelo povo, principalmente pelos pescadores", afirmou.
Jogo e shows
Moradores e turistas podem acompanhar o jogo no Porto de Santo Antônio
Weidson Carlos/ADFN
A Administração de Fernando de Noronha montou um palco no Porto de Santo Antônio, onde foi instalado um telão para a transmissão do jogo entre Brasil e Japão, pela Copa do Mundo.
⚽ Siga notícias da Copa do Mundo no ge
Após a partida da Seleção Brasileira, o público poderá acompanhar shows de Capim com Mel, Petrúcio Amorim, Everton Freitas, Trio da Huanna e João Marlevou.
Arraiá das Madeiras
Os moradores de Fernando de Noronha também promovem uma festa em homenagem a São Pedro no domingo (28), no bairro Floresta Nova.
O Arraiá das Madeiras terá apresentações de quadrilhas juninas e shows de Michel Brocador, Neném Mil, Ju Medeiros, Roxinó do Nordeste, Candeeiro Encantado e Raphael Moura.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
n