Ramal Camaragibe do Metrô do Recife chega ao quarto dia sem funcionar e sem previsão de reabertura de cinco estações
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Com Ramal Camaragibe do metrô quebrado, terminal de ônibus fica lotado nesta quinta-feira (30)
A interrupção no funcionamento do Ramal Camaragibe do Metrô do Recife chegou, nesta quinta-feira (30), ao quarto dia seguido. O trecho está sem funcionar desde o sábado (25), quando um trem cheio de passageiros pegou fogo. Desde então, usuários do sistema metroviário recorrem a ônibus para se locomoverem, o que tem deixado os terminais integrados lotados (veja vídeo acima).
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o incêndio destruiu a rede aérea, um sistema de cabos suspensos que fornece energia aos trens. Por causa dos danos, o conserto deve durar vários dias, e a CBTU não informou uma previsão de quando esse trecho da Linha Centro volta a funcionar.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Para que ocorra o conserto, cinco estações seguem fechadas: Camaragibe, Cosme e Damião, Rodoviária, Curado e Alto do Céu. Desde segunda-feira (27), o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) ativou a linha emergencial Terminal Integrado (TI) Camaragibe/TI TIP.
O g1 questionou se outras linhas emergenciais serão ativadas e se a frota dos ônibus será reforçada, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem. Em nota, o consórcio afirmou que "técnicos estão no TI Camaragibe realizando as intervenções na operação para aumentar o número de viagens", mas não detalhou essas intervenções.
Terminal de ônibus em Camaragibe lotado na quinta-feira (30)
Reprodução/TV Globo
Sem previsão de retorno
Em nota divulgada na quarta-feira (29), a CBTU informou o Ramal Camaragibe seguirá sem funcionar até que a rede elétrica seja consertada. Em nota, afirmou que "a execução dos serviços vai demandar alguns dias".
Para que o trecho seja liberado, será necessário:
refazer toda a rede aérea que foi totalmente destruída pelo incêndio no sábado (25);
alinhar os cabos da rede aérea para depois serem feitos os testes de energia;
retirar o trem de Alto do Céu rebocado até a oficina em Cavaleiro;
realizar testes com trens pelo Ramal Camaragibe, antes que a operação comercial plena seja retomada.
Privatização
Em maio deste ano, o governo federal autorizou a transferência da gestão, operação e manutenção do Metrô do Recife à iniciativa privada. Segundo o projeto da concessão, o leilão para concessão do serviço à iniciativa privada deve ser realizado até 2026, e a nova gestão deve começar em 2027.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias