Ramal Camaragibe do Metrô do Recife chega ao terceiro dia sem funcionar; cinco estações seguem fechadas sem previsão de reabrir
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Passageira reclama de atraso e lotação após Ramal Camaragibe do Metrô do Recife parar de funcionar
Pelo terceiro dia seguido, o Ramal Camaragibe da Linha Centro do Metrô do Recife está sem funcionar (veja vídeo acima). O tráfego no trecho foi interrompido no sábado (25), após um incêndio em um trem causar danos à ferrovia. Nesta quarta-feira (29), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) disse que ainda não há previsão de retomada do funcionamento do ramal.
Por causa do problema no ramal, cinco estações foram fechadas (Camaragibe, Cosme e Damião, Rodoviária, Curado e Alto do Céu), o que leva os passageiros do metrô a recorrerem aos ônibus. Desde segunda-feira (27), são registrados atrasos e lotação nos terminais integrados (TI) no Grande Recife.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
No Terminal Integrado de Camaragibe, o Consórcio de Transporte Metropolitano ativou, na segunda-feira (27), a linha emergencial TI Camaragibe/TI TIP. Mesmo assim, a demanda de passageiros que precisam ir ao Recife é grande, e as filas se acumulam no local.
Moradora do bairro de Nova Tiúma, em São Lourenço da Mata, município do Grande Recife, uma passageira que se identificou apenas como Eliane falou à TV Globo sobre a dificuldade no transporte público quando o metrô quebra.
"Ontem [terça-feira, dia 28], eu peguei quatro conduções para chegar, paguei duas passagens. Peguei três ônibus e um metrô para chegar até a Estação Antônio Falcão. Segunda-feira (27) aqui estava um caos, ontem e hoje [quarta-feira, dia 29], todo dia está assim agora sem o metrô", disse a Eliane.
O que diz a CBTU
Em nota divulgada nesta quarta-feira (29), a CBTU informou que não há previsão de retomar o funcionamento do Ramal Camaragibe porque ainda estão sendo feitos os reparos na via após o incêndio. Também informou que "a execução dos serviços vai demandar alguns dias" porque:
"os técnicos estão refazendo toda a rede aérea que foi totalmente destruída";
após o reparo, será feito "o alinhamento dos cabos, logo em seguida fazer os testes de energia";
também será necessário "retirar o trem de [Estação] Alto do Céu rebocado até a oficina em Cavaleiro";
após essa fase, serão realizados "testes com trens pelo Ramal Camaragibe, para retomar a operação comercial plena".
Terminal de ônibus em Camaragibe lotado nesta quarta-feira (29) após Ramal Camaragibe do Metrô do Recife parar de funcionar
Reprodução/TV Globo
Incêndio em trem
O Metrô do Recife não funciona aos domingos há mais de um ano, por causa de serviços de manutenção. Mesmo com um dia a menos de operação, o sistema continua apresentando falhas constantes. No sábado (25), um trem que estava lotado de passageiros pegou fogo.
Os passageiros precisaram descer do trem e caminhar pelos trilhos até a estação mais próxima – ninguém ficou ferido no incêndio. O Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas de combate às chamas e informou que o fogo atingiu três vagões.
Segundo a CBTU, o incêndio foi causado por um curto-circuito na rede aérea, sistema de cabos suspensos que fornece a energia elétrica para o funcionamento dos trens.
Trem do Metrô do Recife que pegou fogo no sábado (25)
Reprodução/redes sociais
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias